Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

FAPERGS recebe representantes das universidades públicas do RS

Publicação:

reunião com representantes das instituições públicas do RS
Representantes das universidades públicas levaram suas demandas e deram sugestões de ações. - Foto: ASS/COM FAPERGS

Na manhã desta quinta-feira (13), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS recepcionou um grupo de representantes das universidades públicas do Estado, com o objetivo de repassar informações sobre as contribuições da Fundação nos últimos anos, e a construção de um planejamento, com a participação destas instituições de ensino e pesquisa, buscando a composição orçamentária da FAPERGS a partir de 2021.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, destacou a produção científica numerosa e de qualidade realizada no Estado, com recursos humanos qualificados e instituições de ensino e pesquisa fortes e bem ranqueadas. O Rio Grande do Sul contribui com 11,6% da produção científica nacional.

Odir salientou que o RS está figurando entre os líderes na Geografia da Inovação, conforme a matéria apresentada na Revista Pesquisa FAPESP (edição 288 de fevereiro de 2020), com um desenvolvimento bastante homogêneo, porém com alguns indicadores desfavoráveis, como o investimento em P&D bem abaixo da média nacional.

Geografia da Inovação
Geografia da Inovação

Na reunião, o grupo apresentou as demandas das instituições e deu sugestões de ações para a construção de um planejamento robusto direcionado para alavancar o desenvolvimento do Estado.

Estiveram presentes: Danilo Giroldo da FURG; Eduardo Girotto do IFRS; Nídia Heringer e Arthur Frantz do IF Farroupilha; Vinicius Martin do IFSUL; Sandra Monteiro Lemos da UERGS; Jenifer Saffi da UFCSPA; Eduardo Pavan Korf da UFFS; Pedro Curi Hallal da UFPel; Jane Tutikian da UFRGS; Luciano Schuch da UFSM e Pedro Roberto de Azambuja Madruga da UNIPAMPA.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS