Governador Eduardo Leite nomeia Rafael Roesler novo diretor técnico-científico da FAPERGS

Rafael Roesler
A posse do novo diretor técnico-científico será agendada oportunamente.

O Biofísico Rafael Roesler foi nomeado novo diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), conforme publicação no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, (04).

Rafael é Bacharel em Biofísica, com mestrado e doutorado em Bioquimica pela UFRGS e pós-doutorado em neurobiologia na University of California, Irvine, EUA.

Atualmente é professor Titular do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenador do Laboratório de Câncer e Neurobiologia, Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Tem produção acadêmica: mais de 235 artigos publicados em periódicos científicos internacionais indexados, com mais de 5.400 citações. É autor de mais de 65 trabalhos apresentados em eventos científicos internacionais, 13 capítulos de livros nacionais ou internacionais e 7 patentes na área biotecnológica e biofarmacêutica. Orientou mais de 20 teses de doutorado, 35 dissertações de mestrado e sete pesquisadores de pós-doutorado. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências eleito em 2007.

O novo diretor técnico-científico, que ainda será empossado, assumirá para o exercício do mandato pelo período de três anos. Rafael ocupará o cargo exercido pelo professor Gervásio Annes Degrazia, que tem o encerramento do seu mandato em 09 de maio de 2021.

Funções de gestor e de representação

Em funções de gestão e representação, é membro titular do Conselho Superior da FAPERGS desde 2018 e Membro do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia COVID-19 do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2020 até o presente, entre várias outras funções de assessoria em ciência, tecnologia e inovação junto à FAPERGS e ao Governo do Estado do RS.

Foi Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS, 2019 a 2020, Vice-Diretor do Parque Científico e Tecnológico-Zenit da UFRGS de 2017 a 2019 e Membro do Comitê de Assessoramento BF-Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências do CNPq, 2015 a 2019.

Foi membro titular do Conselho Universitário da UFRGS, membro titular eleito do Conselho do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS e Chefe do Departamento de Farmacologia da UFRGS.

Várias funções de assessoria e consultoria junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Marinha do Brasil, fundações estaduais de fomento à pesquisa, além de entidades privadas sem fins lucrativos.

Consultor ou assessor de instituições de fomento internacionais: National Science Foundation (EUA),  Austrian Science Fund (Áustria), Israel Science Foundation (Israel), National Science Centre (Polônia).

Atuou como Professor Visitante e palestrante convidado em instituições internacionais incluindo New York University (NYU), EUA (2020), University of Central Lancashire (UCLAN), Inglaterra (2017, 2019), University of Nottingham, Inglaterra (2016, 2017, 2018, 2019), National Institutes of Health, EUA (2015), Queen Mary University, Londres, Inglaterra (2015), Georgia State University, EUA (2015); Sapienza Università di Roma, Roma, Itália (2013); University of California, Irvine, EUA (2010); Max-Delbrück Center for Molecular Medicine, Berlim, Alemanha (2009).

Ass/Com-FAPERGS