Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Governador em exercício participa de homenagem aos 70 anos da Cientec

Publicação:

20121212110738-cod564.jpg
Diretora da Fapergs mediou palestra sobre Inovação Tecnológica

A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), vinculada à Secretaria de Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), completou 70 anos nesta terça-feira (11). O governador em exercício, Beto Grill, participou da solenidade que marcou as sete décadas de serviços prestados à sociedade gaúcha nas áreas da construção civil, metalúrgica, eletroeletrônica, química, alimentos, energia e meio ambiente. O ato realizado no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, marcou o lançamento do livro que conta a história da instituição e a abertura do Seminário Inovação Tecnológica.

Em seu pronunciamento, Grill defendeu a valorização do quadro de funcionários da Fundação e declarou total apoio do Governo do Estado à entidade. "A Cientec tem um papel importante no dia a dia da sociedade, que merece nosso reconhecimento e total colaboração". Em 2011 o governo gaúcho autorizou a contratação de 39 novos servidores ao quadro da instituição.

Com 8431 clientes por todo o Estado e 30 laboratórios, a Cientec surgiu de uma necessidade de industrialização do Rio Grande do Sul, e desde sua criação em 1942 até hoje trabalhou em grandes obras, como a implantação da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), do Polo Petroquímico do Sul, da Ponte Brasil - Paraguai, para citar algumas. O presidente da Cientec, Luiz Antonio Antoniazzi, afirmou que fundação tem o olhar apontado para o futuro e projeta ser o embrião de um Centro de Apoio à Inovação e a Competitividade da Indústria Naval e Oceânica.

"Somos conscientes do fantástico potencial energético do nosso Estado em carvão mineral e em fontes de energia renováveis. Possuímos tecnologia para exploração sustentável e de aprimoramento da eficiência energética", afirmou.

Desenvolvimento econômico

O secretário da Scit, Cleber Prodanov, também falou da importância da Fundação no desenvolvimento econômico do Estado. "Uma instituição tecnológica se faz com laboratórios modernos e adequados, mas, fundamentalmente, com recursos humanos motivados e em contínuo desenvolvimento. A Cientec preservou nestes 70 anos uma visão ética e profissional indiscutível, sendo um patrimônio tangível da população gaúcha", afirmou.

Anfitrião do encontro, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Alexandre Postal destacou a boa relação entre a Fundação e a Assembleia Gaúcha. "Ninguém vive sem ciência e tecnologia, e o parlamento gaúcho desempenha uma relação fraterna com a Cientec", afirmou. Também participou da solenidade o secretário executivo da rede meteorológica do Rio Grande do Sul, João Lerch.

Após a cerimônia de abertura, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Nadya Pesce da Silveira, mediou o seminário Inovação Tecnológica com os palestrantes Odilon do Canto e José Cláudio Terra, que falaram sobre o cenário brasileiro no âmbito da pesquisa e inovação tecnológica.

 

Texto: Assessoria de Comunicação SCIT

Foto: André Rosa Lopes

Edição: Redação Secom

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS