Jovem pesquisador gaúcho participa de cerimônia do Prêmio Nobel
Publicação:

O estudante gaúcho Gabriel Schütz de Souza, 19 anos, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, vai participar da cerimônia do Prêmio Nobel neste sábado (10), em Estocolmo, na Suécia. Credenciado para o evento na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em outubro, Gabriel apresentará seu projeto a jovens de diversas partes do mundo no Stockholm International Youth Science Seminar (SIYSSS).
Aluno de eletrônica, ele desenvolveu o protótipo de um sistema de reconhecimento de expressão facial que utiliza a comunicação social-háptica (referente ao sentido de tato e movimento) de forma automática, comunicando as informações ao usuário. Um software executa a análise e o acionamento rítmico de motores de vibração.
Durante a visita, os participantes do SIYSS ficarão no Af Chapman, um navio ancorado em Skeppsholmen, no centro de Estocolmo. No local, vão experimentar insights sobre tecnologia sueca, incluindo visita de estudo ao Instituto Karolinska, onde terão acesso a pesquisas de ponta nas áreas de medicina e bioquímica.
Os alunos também vão participar da cerimônia do Prêmio Nobel e de um banquete com o presidente da Assembleia Nobel, com a presença da família real. Ainda assistirão aulas e a conferência de imprensa com os laureados Nobel de Fisiologia e Medicina.
Os estudantes são escolhidos em razão do conhecimento científico atestado em seus trabalhos, demonstrando boas perspectivas de uma carreira de sucesso. Este ano, Gabriel também participou do curso de verão no Instituto Weizmann de Ciências, em Israel.
Texto: Luis Eduardo Selbach/Fundação Liberato
Foto: Divulgação/Fundação Liberato