Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

MEC, CONFAP e British Council lançam edital para promover cooperação entre universidades brasileiras e britânicas

Publicação:

Invite Webinar MEC CONFAP v4
O evento de divulgação acontecerá no dia 14/12, às 16h.

O Ministério da Educação (MEC) e o British Council, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), lançam o edital “Internacionalização e Políticas Linguísticas” para capacitação de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas em programas que visam cooperação internacional. O evento de divulgação acontecerá no dia 14/12, às 16h, com a participação do Secretário de Educação Superior do MEC Wagner Vilas Boas de Souza, do Presidente do CONFAP Prof. Odir Dellagostin, e da Diretora de Educação do British Council Diana Daste.

Com o objetivo de apoiar o planejamento, elaboração e implementação de estratégias para programas internacionais, a oportunidade surgiu a partir de uma série de levantamentos e projetos realizados durante a atuação das entidades parceiras, que demonstrou que entre as principais barreiras para a internacionalização da educação superior estavam a ausência ou fragilidade de estratégias institucionais e o baixo domínio do idioma inglês por parte da comunidade técnica, acadêmica e científica brasileira.

Em 2017, um diagnóstico realizado pela Capes/MEC reforçou a importância da internacionalização nas instituições de forma a abranger toda a comunidade universitária local e não se limitar à mobilidade internacional. Além disso, pesquisas realizadas pelo Programa “Idiomas sem Fronteiras” demonstraram que apenas 3% dos acadêmicos e pesquisadores de universidades brasileiras com pós-graduação possuem o nível C1 de inglês.

Assim, o edital une a proposta da “internacionalização em casa” e o aprimoramento de políticas linguísticas nas instituições de ensino superior por meio do intercâmbio de conhecimentos com o Reino Unido. As Instituições de Ensino Superior irão elaborar planos de internacionalização, desenvolver ferramentas e capacitação para tal, além de contribuir para aprimorar ou modificar políticas linguísticas relacionadas ao aprendizado – English Language Learning – e ao ensino – English Language Teaching – do inglês.

Ao todo, oito Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participam dessa chamada. São elas: Fundação Araucária (Paraná), FAPEAM (Amazonas), FAPEG (Goiás), FAPERGS (Rio Grande do Sul), FAPERJ (Rio de Janeiro), FAPES (Espírito Santo), FAPESB (Bahia) e FAPESPA (Pará).

Para a diretora Diana Daste, o edital é o reconhecimento de todo o trabalho que o British Council vem realizando ao longo dos anos em projetos como o “Universidades para o Mundo”, iniciativa que favorece o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre instituições brasileiras e britânicas, e os programas focados no ensino e aprendizado da língua inglesa no ensino superior. “É muito importante ver o reconhecimento da importância da agenda da internacionalização da Educação Superior pelo MEC e pelo CONFAP. O fortalecimento das parcerias entre instituições brasileiras e britânicas é uma prioridade para o British Council, e esse edital permitirá fomentar uma série de iniciativas essenciais para o avanço da internacionalização no País.”

Apresentação das propostas

As propostas apresentadas devem conter: análise embasada dos aspectos de contextos locais e sua relação com aspectos globais; previsão dos resultados a partir do projeto, considerando benefícios gerais e áreas a serem fortalecidas; definição dos instrumentos a serem utilizados para monitorar e avaliar os resultados do projeto; estratégia que garanta a sustentabilidade das iniciativas e dos benefícios obtidos como resultado do edital.

Inscrições

O calendário do edital de seleção será ampla e oportunamente divulgado.

  • Webinar de apresentação do edital

– Data: 14/12

– Hora: 16h às 17h

Gratuito

Participantes: Wagner Vilas Boas de Souza, Secretário de Educação Superior do MEC; Odir Dellagostin, Presidente do CONFAP; Diana Daste, Diretora de Educação do British Council.

Clique aqui para acessar.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS