Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Mulheres notáveis que fazem a história da Ciência. No dia Internacional da Mulher, a FAPERGS destaca o trabalho das pesquisado

Publicação:

20120308085355-cod394.jpg
Marie Curie única mulher a ganhar dois Prêmios Nobel

Marie Curie, nascida na Polônia e radicada na França, foi a primeira mulher a ganhar o Nobel e até hoje é a única laureada em duas categorias do prêmio. O primeiro deles, em 1903, foi concedido em parceria com o marido Pierre Curie, junto com Antoine Henri Becquerel, por estudos com radioatividade. Mas foi seu segundo Nobel que mereceu celebrações como foco central do Ano Internacional da Química comemorado em 2011. Em 1911, Madame Curie ganhou sozinha o prêmio Nobel da Química pela descoberta do rádio e do polônio, dois elementos radioativos.
Na história do prêmio Nobel, 40 mulheres já foram laureadas, somente quatro em química. Os laboratórios de química antigos eram repletos de caldeirões, por esta razão considerados territórios mais abertos às damas.
As mulheres enfrentaram também a batalha para sair do anonimato, pois muitas delas fizeram parte da história da ciência atuando nos bastidores, sem que seus nomes tivessem alguma notoriedade, somente os homens eram reconhecidos no universo acadêmico.
Passados 100 anos deste feito de Marie Curie, a mulher ainda enfrenta dificuldades na carreira científica pela dedicação absoluta exigida na pesquisa. É difícil equilibrar a função de mãe, esposa e cientista.
Nos 47 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, apenas uma mulher havia sido diretora presidente, Luciana Atti Serafine (2003). Em 30 de março de 2012, Nádya Pesce da Silveira será a segunda mulher a ocupar o cargo.
Apesar de todas as dificuldades, as mulheres estão fazendo ciência no Estado. No Edital Pesquisador Gaúcho de 2011, que contempla todas as áreas do conhecimento, dos 198 projetos aprovados, 86 foram de pesquisadoras.
Nos Programas de Apoio aos Núcleos de Excelência em Pesquisa- PRONEX, em 2009 foram aprovados 54 projetos sendo 12 de mulheres e no PRONEX de 2005 de 39 projetos 14 forma submetidos por elas. O PRONEX é destinado aos pesquisadores em permanente interação, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica.
Muito caminho há pela frente, mas as mulheres estão contribuindo para fazer a história da ciência e recebendo, merecidamente, o reconhecimento pela geração de conhecimento e dedicação à pesquisa.

Confira a lista das pesquisadoras do grupo de excelência do Estado contempladas pelos PRONEX 2005 e 2009.
PRONEX 2005

MARILIA COSTA MOROSINI - PUCRS- EP
RAQUEL SANTOS MAULER- UFRGS QUI
SILVIA HELENA KOLLER - UFRGS- EP
AMELIA TERESINHA HENRIQUES - UFRGS - SAU
LUCILA MARIA COSTI SANTAROSA - UFRGS- EP
MARIA HELENA BODANESE ZANETTINI - UFRGS- BIO
ELINA BASTOS CARAMAO- UFRGS- QUI
SILVIA STANISCUASKI GUTERRES - UFRGS- SAU
ELBA CALESSO TEIXEIRA - FEPAM - GEO
VERA MARIA FERRAO VARGAS - FEPAM - BIO
ADRIANE BELLO KLEIN - UFRGS- BIO
MARIA IRENE B. DE MORAES FERNANDES- UPF- AGR
MARIA TERESA SCHIFINO WITTMANN - UFRGS -AGR
MARGARETE SUNE MATTEVI - ULBRA- BIO

PRONEX 2009

ADRIANA WAGNER -UFRGS- EP
AMÉLIA TERESINHA HENRIQUES- UFRGS -BIO
ANA LÚCIA CETERTICH BAZZAN -UFRGS- MEC
ANA LUIZA SILVA MAIA- HCPA- SAÚ
CARLA DENISE BONAN -PUC- SAÚ
CÉLIA REGINA RIBEIRO DA SILVA CARLINI- UFRGS- BIO
MÁRCIA CRISTINA BERNARDES BARBOSA- UFRGS- FA
RITA MARIA CUNHA DE ALMEIDA -UFRGS- FA
SÍLVIA HELENA KOLLER -UFRGS -EP
SILVIA STANISÇUASKI GUTERRES- UFRGS- SAÚ
THAISA STORCHI BERGMANN -UFRGS- FA
VERA LÚCIA DA SILVA VALENTE GAIESKY- UFRGS- BIO



FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS