O CITEC/FIERGS recebe proposta sobre as prioridades para o fomento à pesquisa no RS
Publicação:

Na reunião do Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), realizada nesta terça-feira (25), na sede da Federação, foram recebidos os representantes do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), juntamente com o Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FROPOP), para uma construção conjunta das propostas prioritárias para o fomento à pesquisa no Estado.
Na abertura do encontro, Ricardo Felizzola, vice-presidente da FIERGS e coordenador do CITEC, mencionou que o conselho está sempre de portas abertas para promover a discussão e ampliar a visão estratégica dos setores produtivos com a pesquisa. “O CITEC tem ao objetivo de interagir com a comunidade científica e o governo”, destacou Felizzola.
Com a coordenação do conselheiro Jaime Wagner, do Conselho Superior da FAPERGS, foi realizada a exposição da proposta com sugestões sobre as prioridades para o fomento à pesquisa no Estado. “Esta é uma proposta para a sociedade gaúcha, considerando competências acadêmicas, vocações empresariais e regionais, visando uma consistência e um horizonte de dez anos”, mencionou Jaime.
A proposta apresenta uma orientação para a manutenção de uma lista de setores onde a atividade de pesquisa é necessária, estratégica e prioritária para a alocação de recursos. O objetivo do documento é promover a visão e a discussão entre os agentes produtivos com a academia e o governo sobre o direcionamento mais adequado dos recursos da pesquisa para promoção do desenvolvimento do Estado.
Na sugestão do elenco das prioridades constam os seguintes eixos: Recursos Hídricos, Agronegócio, Energias Renováveis, Bioma Pampa, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), Redes Elétricas Inteligentes (Smart-Grids), Mecânica de Precisão, Saúde Pública, Novas Tecnologias e Técnicas Educacionais, Políticas Públicas de Desenvolvimento e Inclusão Social.
Na ocasião também foram apresentados os resultados obtidos pelas 45 empresas integrantes do Programa Tecnova/RS, um convênio entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a FAPERGS, com um investimento total de R$ 25 milhões destinados à inovação tecnológica para micro e pequenas empresas.
Além de conselheiros do Conselho Superior da Fundação, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de universidades gaúchas, empresários de diversos segmentos, estavam presentes na reunião o diretor administrativo-financeiro da FAPERGS, Marco Antonio Baldo e a gerente executiva do Programa Tecnova/RS, Elisabete Haase Mollmann.
Ass/Com: FAPERGS