Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

O reconhecimento da excelência em pesquisa no RS

Publicação:

Logotipo do Prêmio e do tema deste ano Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.
Temática deste ano acompanha a Semana Nacional de Ciências - Foto: Paulo I. M. Florindo

Na próxima quinta-feira (31), 13 destaques da pesquisa gaúcha serão agraciados com o Prêmio pesquisador Gaúcho, uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, vinculada à Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia- SICT. A premiação, que chega à nona edição, será entregue às 20h, no Salão de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre.

Criada com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, a distinção enaltecerá jovens cientistas, empresas que desenvolvem pesquisas e pesquisadores atuantes com relevância para o desenvolvimento do Estado.

Doze categorias serão contempladas: Ciências Agrárias; Artes e Letras; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharia; Educação; Economia e Administração; Geociências; Prêmio Especial “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”; Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

A temática desta edição acompanha o tema da Semana Nacional de Ciência e tecnologia - Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável - definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, esta nona edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho representa a consolidação de um evento que visa reconhecer o brilhantismo de cientistas que são reconhecidamente expoentes nas suas áreas de atuação, com inserção internacional. Além do Prêmio Destaque nas diferentes áreas de conhecimento, a FAPERGS reconhece e premia também pesquisadores que atuam em empresas e, pela primeira vez, startup inovadora, criada a partir do conhecimento gerado numa universidade e que agora leva produtos ou processos inovadores para o mercado. “Estamos muito felizes pela oportunidade em destacar e homenagear as mentes brilhantes que estão ajudando o Estado a produzir conhecimento e a transformar conhecimento em desenvolvimento, disse Odir”.

Um dos destaques do evento será a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS, que contribuiu de forma extraordinária para o avanço do conhecimento nas áreas de microbiologia e parasitologia veterinária do Estado e do País), ao pesquisador Luiz Carlos Federizzi da UFRGS, que revolucionou o cultivo de aveia no país ao desenvolver sementes adequadas às condições brasileiras.

 Futuros talentos científicos

 O evento também fará uma homenagem a estudantes gaúchos de escolas públicas que ganharam medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP) e de Física (OBFEP), na Olimpíada Internacional de Matemática (EGMO) e na Olimpíada Internacional de Ciências (INTEL ISEF) no último ano. Nove alunos serão agraciados com a medalha Jovem Talento Científico Gaúcho.

 “O reconhecimento aos estudantes, jovens cientistas, muito nos honra, pois percebemos que a nova geração está abraçando a causa da ciência, da tecnologia e da inovação como cruciais para o desenvolvimento do Estado e do Brasil”, comemora o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb.

Confira abaixo os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho.

Pesquisador Destaque

Ciências Agrárias – José Miguel Reichert (UFSM)Os tópicos de pesquisa são estrutura e hidrologia do solo e erosão e hidrologia em pequenas bacias hidrográficas rurais.

Artes e Letras - Zilá Bernd (UNILASALLE) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e afro-brasileira, nas Literaturas francófonas das Américas e Literatura Comparada. Vem publicando principalmente nos seguintes temas: estudos canadenses, americanidade, identidade e memória, mito, imaginários coletivos, mobilidades culturais, estudos culturais, memória geracional e relações interamericanas.

Ciências Biológicas –  Leonardo Maltchik Garcia (UNISINOS) Sua linha de pesquisa é ecologia aquática, com ênfase na diversidade, distribuição e conservação de espécies aquáticas das áreas úmidas do sul do Brasil. Seus atuais projetos de pesquisa estão envolvidos em compreender o papel das variáveis locais e regionais na distribuição de espécies aquáticas e compreender melhor a influencia do meio ambiente em processos de envelhecimento usando como modelo peixes anuais.

Ciências da Saúde – Luiz Felipe Valandro (UFSM) Sua contribuição é na área da odontologia restauradora e de desenvolvimento de materiais avançados para a odontologia.

Engenharia - Nilo Cesar Consoli  (UFRGS) Tem experiência na área de Engenharia Civil (Geotecnia e Meio Ambiente - Sustentabilidade), com ênfase em Novos Materiais Geotécnicos e Obras Geotécnicas Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: solos artificialmente cimentados, fundações superficiais e profundas submetidas a carregamentos inclinados e excentricidades, solos reforçados com fibras, dosagem materiais cimentados, geopolímeros, encapsulamento/solidificação, modelos constitutivos, métodos numéricos, ensaios de campo, ensaios laboratoriais e resíduos industriais.

Educação - Danilo Romeu Streck (UNISINOS) É professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos. Coordena o grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania.

Economia e Administração - Denis Borenstein (UFRGS) Tem experiência nas áreas de Administração e Pesquisa Operacional aplicada (do inglês, "Management Science"), atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação de sistemas complexos, otimização combinatória, inteligência artificial aplicada, logística de contêineres, logística de transporte em tempo real, sistemas multi-agentes, desenvolvimento e validação de sistemas de apoio à decisao, business intelligence, desenvolvimento e aplicação de heurísticas, projeto e operação de sistemas avançados de manufatura.

Geociências - Renata Guimarães Netto (UNISINOS) Atua em pesquisa científica na área de Icnologia desde 1983, estudando a atividade de metazoários (especialmente invertebrados) e, nas últimas duas décadas, bactérias, junto ou dentro de substratos e suas aplicações na geologia sedimentar, com ênfase em estudos paleoambientais e estratigráficos de alta resolução. Coordenou vários projetos com ênfase em Icnologia, que resultaram na produção intelectual constante neste currículo.

Prêmio Especial “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”

Arthur Germano Fett Neto  (UFRGS - INBBIO) Tem experiência na área de Botânica/ Fisiologia Vegetal, ênfase em Metabolismo Secundário e Desenvolvimento Vegetal. Uma de suas principais contribuições científicas foi o desenvolvimento do primeiro sistema completamente definido de produção do antitumoral taxol em cultivos celulares de Taxus, sistema precursor de um dos principais métodos atuais de produção industrial deste fármaco, um dos mais importantes agentes anticâncer das últimas décadas.

Jovem Pesquisador

Samanta da Silva Gündel (UFN) Possui experiência na área de Nanotecnologia, principalmente no desenvolvimento e caracterização de sistemas nanoestruturados, e na área de Microbiologia com ênfase no estudo das atividades antibacteriana, antifúngica e antibiofilme de nanoestruturas e produtos de origem natural.

Startup Inovadora

Regenera Moléculas do Mar (UFRGS) 

Criada a partir da visão empreendedora a Regenera Moléculas do Mar é uma empresa de base tecnológica focada na pesquisa, desenvolvimento e inovação, cuja missão é  disponibilizar a biodivrrsidade química  brasileira de origem marinha para as necessidades de Inovação  da indústria.  

Pesquisador na Indústria

Paulo Roberto Walter Ferreira (Bhio Supply) Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia, com ênfase em Gestão de Tecnologia e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, gestão de operações, plano estratégico, plano de negócio, gestão da qualidade e desenvolvimento de produtos..

Medalha Sylvio Torres

Luiz Carlos Federizzi (UFRGS) Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genetico de Plantas e Inovações da ciência e tecnologia no Agronegocio. Responsável pelo programa de melhoramento genético de aveia da UFRGS e pelo lançamento comercial de inúmeras variedades de aveia adaptadas aos ambientes subtropicais do Brasil. Revolucionou o cultivo de aveia no país ao desenvolver sementes adequadas às condições brasileiras.

Jovem Talento Científico Gaúcho

Mariana Bigolin Groff – Medalha de ouro na European Girls Mathematical Olympiad - EGMO 2019

Gustavo Gindri Pinto – Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática (OBMEP) 2018 (nível 1)

Joao Pedro Seibel Cervo – Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática (OBMEP) 2018 (nível 2)

Bruno Pereira Dos Santos – Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática(OBMEP) 2018 (nível 3)

Felipe Giehl – Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Física (OBFEP) 2018

Luca Twardowski Prá Scherer - Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Física (OBFEP) 2018

Natalia Bigolin Groff - Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Física (OBFEP) 2018

Dário De Bortoli - Medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Física (OBFEP) 2018

Juliana Davoglio Estradioto - Medalha de Ouro na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF)

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS