Odir Dellagostin é empossado para o terceiro mandato como diretor-presidente da FAPERGS
Publicação:

Na tarde desta sexta-feira (09/09), durante a reunião do Conselho Superior realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande (FAPERGS), com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, foi assinado o Termo de Posse do diretor-presidente, Odir Dellagostin, que foi reconduzido ao cargo para o exercício do seu terceiro mandato à frente da Fundação com duração de três anos.
Após a leitura do Termo de Posse, o secretário Alsones Balestrin manifestou a sua alegria de poder contar com Odir para mais três anos na condução da FAPERGS. “Basta ver o trabalho realizado por ele, seu prestígio, sua busca incessante pela reconstituição do orçamento da Fundação, sua notoriedade junto ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), tudo isto diz muito sobre sua atuação como diretor-presidente da FAPERGS, destacou Balestrin. O secretário também mencionou a aproximação da FAPERGS com a indústria, sua credibilidade e parceria com a SICT em diversas ações e em lançamentos de editais, citando o último exemplo: o edital Inova Agro, com um investimento de R$7,5 milhões de grande repercussão na Expointer.
O presidente do Conselho Superior da FAPERGS, Padre Pedro Gilberto Gomes, externou seu contentamento por este momento especial da Fundação. “A FAPERGS nasceu para causas mais elevadas, o nosso compromisso é com a pesquisa no Rio Grande do Sul”, salientou Pedro. Ele manifestou seu orgulho de ter Odir como cabeça de um Conselho Técnico Administrativo (CTA) de primeira categoria, dinamizando ainda mais a Fundação.
Odir disse ter sido prazeroso estar à frente da FAPERGS, agradecendo pelo consenso nesta recondução, o que o deixa muito motivado a ir além. “Sinto-me orgulhoso por poder contribuir pela causa do desenvolvimento científico, econômico e ambiental do RS e do país”, salientou ele. “Os colegas do CTA e a gestão da SICT me inspiram e motivam a enfrentar desafios e a aumentar nossas ações, visando o reconhecimento da Ciência e Tecnologia aqui no RS”, destacou Odir.
Na ocasião, além dos conselheiros, estavam presentes a secretária adjunta da SICT, Simone Stülp e o secretário municipal de inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, que também é conselheiro da FAPERGS e os diretores que integram o CTA, Rafael Roesler e Mauro Mastella.
Sobre o diretor-presidente Odir Dellagostin
Odir é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra. É professor da (UFPel) e pesquisador nível 1A do CNPq. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel.
Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Conselho Superior da Fundação. Também atuou como membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e Coordenador da Área de Biotecnologia da CAPES.
Atualmente, Odir é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).