Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Odir Dellagostin é empossado para o terceiro mandato como diretor-presidente da FAPERGS

Publicação:

Reunião CS
Odir Dellagostin é reconduzido como diretor-presidente da FAPERGS para o exercício de três anos.

Na tarde desta sexta-feira (09/09), durante a reunião do Conselho Superior realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande (FAPERGS), com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, foi assinado o Termo de Posse do diretor-presidente, Odir Dellagostin, que foi reconduzido ao cargo para o exercício do seu terceiro mandato à frente da Fundação com duração de três anos. 

Após a leitura do Termo de Posse, o secretário Alsones Balestrin manifestou a sua alegria de poder contar com Odir para mais três anos na condução da FAPERGS. “Basta ver o trabalho realizado por ele, seu prestígio, sua busca incessante pela reconstituição do orçamento da Fundação, sua notoriedade junto ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), tudo isto diz muito sobre sua atuação como diretor-presidente da FAPERGS, destacou Balestrin. O secretário também mencionou a aproximação da FAPERGS com a indústria, sua credibilidade e parceria com a SICT em diversas ações e em lançamentos de editais, citando o último exemplo: o edital Inova Agro, com um investimento de R$7,5 milhões de grande repercussão na Expointer.  

O presidente do Conselho Superior da FAPERGS, Padre Pedro Gilberto Gomes, externou seu contentamento por este momento especial da Fundação. “A FAPERGS nasceu para causas mais elevadas, o nosso compromisso é com a pesquisa no Rio Grande do Sul”, salientou Pedro. Ele manifestou seu orgulho de ter Odir como cabeça de um Conselho Técnico Administrativo (CTA) de primeira categoria, dinamizando ainda mais a Fundação. 

Odir disse ter sido prazeroso estar à frente da FAPERGS, agradecendo pelo consenso nesta recondução, o que o deixa muito motivado a ir além. “Sinto-me orgulhoso por poder contribuir pela causa do desenvolvimento científico, econômico e ambiental do RS e do país”, salientou ele. Os colegas do CTA e a gestão da SICT me inspiram e motivam a enfrentar desafios e a aumentar nossas ações, visando o reconhecimento da Ciência e Tecnologia aqui no RS”, destacou Odir. 

Na ocasião, além dos conselheiros, estavam presentes a secretária adjunta da SICT, Simone Stülp e o secretário municipal de inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, que também é conselheiro da FAPERGS e os diretores que integram o CTA, Rafael Roesler e Mauro Mastella.

 

Sobre o diretor-presidente Odir Dellagostin 

Odir é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra. É professor da (UFPel) e pesquisador nível 1A do CNPq. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel. 

Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Conselho Superior da Fundação. Também atuou como membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e Coordenador da Área de Biotecnologia da CAPES. 

Atualmente, Odir é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). 

 

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS