Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Plataforma da Rede RS Startup avança com assinatura entre SICT e Procergs

Publicação:

Foto do lançamento da Plataforma Rede Startup
Realizada no dia 22, cerimônia também foi destinada ao anúncio do resultado do Edital Fapergs - Núcleo Gestor da Rede RS Startup

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) selaram, na manhã dessa quinta-feira, 22, o compromisso em prol da Plataforma da Rede RS Startup. A cerimônia, que também foi destinada à divulgação do resultado final do Edital Fapergs 09/2022  - Núcleo Gestor da Rede RS Startup, aconteceu na sede da Procergs, em Porto Alegre. 

Para abrir o evento, a secretária adjunta da SICT, Simone Stülp, realizou a leitura do Manifesto Rede RS Startup. Na sequência, foi passada a palavra ao secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, que agradeceu a todos que participam da construção do manifesto e ajudaram a pensar esse movimento desde o princípio. 

“O futuro da geração de riqueza, do desenvolvimento e das oportunidades dignas de trabalho não está nas grandes empresas verticalizadas do século 20, mas sim nas startups, voltadas para as mais diversas áreas”, destacou Balestrin, ressaltando que, mundo afora, o desejo de todo país voltado para a nova economia é se tornar uma startup nation. Certo de que o Rio Grande do Sul está trilhando esse caminho, lembrou-se da importância de se investir em projetos estruturantes, como é o caso da Rede RS Startup, de forma que as ações transpassem gestões e sejam uma marca do estado. 

Em sua fala, o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal, agradeceu a oportunidade de fazer parte de um projeto tão inovador e desafiador para o estado justo no ano em que a Procergs completa 50 anos de existência. “É uma felicidade imensa estar junto nisso, não somente pelo assunto em si, mas por ser mais um ingrediente para fomentar startups no estado e ser referência global”, comentou. O evento teve sequência com a demonstração do protótipo da plataforma, apresentado pela gerente de TI - Serviços Digitais da Procergs, Cristiane Chemello. 

Estiveram presentes, em nome do Conselho Estratégico da Rede RS Startup, o diretor superintendente do Sebrae, André Godoy, e o diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul, Jorge Krug. Para Godoy, o mais importante em movimentos pró-inovação é o comportamento colaborativo: “com a rede, construímos uma conjunção de parceiros em que todos têm a mesma percepção sobre a importância da inovação para o estado”. Já Krug deu destaque à integração dos ecossistemas de inovação e ao envolvimento ímpar e à integração do Banrisul nesse movimento. “Essa plataforma é o reflexo de ações criadas ao longo de 2022, que certamente colocarão o estado em outro patamar em 2023”, projetou. 

Núcleo Gestor da Rede RS Startup 

Para o anúncio do resultado do edital, foi chamado o diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Rafael Roesler, que ressaltou o bom relacionamento da instituição com a SICT e com o governo gaúcho no corrente ano e celebrou o orçamento histórico proporcionado à Fapergs pelo programa Avançar na Inovação, o qual permitiu a criação de programas estruturantes, como foi o caso dos editais para Clusters e RITES. “A experiência de todo lugar que conseguiu crescer comprova que a startup talvez seja o instrumento mais propício para levar a ciência a transformar a vida das pessoas. Por isso, a Fapergs é convicta em suas ações de apoio ao empreendedorismo”, explicou Roesler. 

Antes de chamar o vencedor do Edital Fapergs 09/2022 - Núcleo Gestor da Rede RS Startup, o diretor elucidou que o objetivo do certame era selecionar uma proposta partindo de uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) a qual se propusesse a construir uma equipe de gestão de rede para estruturar a governança de um processo, materializado na plataforma Rede RS Startup. O projeto selecionado foi elaborado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e liderado pelo professor, pesquisador e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da instituição, Jorge Audy. 

Em sua manifestação, Audy demonstrou imensa felicidade e responsabilidade em cumprir com o projeto. De acordo com ele, a proposta submetida foi elaborada de forma conjunta entre a PUCRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Unisinos e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), evidenciando a provável eficiência e robustez do plano traçado. “Elaboramos uma proposta bastante orgânica, imaginando a articulação das oito regiões do Inova RS no processo”, explicou. “Queremos gerar mecanismos que transformem o conhecimento em riqueza para o nosso estado e a nossa gente”, disse por fim. 

Participou, também, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, representando o movimento Pacto Alegre, o qual serve de inspiração para diversas ações da pasta estadual. “A inovação é o único caminho para criar futuro nas instituições. Com todos unidos no mesmo propósito de tornar o RS um estado destaque em inovação, podemos focar em entregas que deixem um legado muito mais amplo às futuras gerações”, comentou. 

Conduzindo o final da cerimônia, Simone agradeceu a todos que ajudaram a tornar o sonho da Rede RS Startup uma realidade. Por fim, colaborando para o clima de encerramento de ano, Balestrin fez questão de ressaltar que o sucesso de uma geração se dá não pelo êxito dessa geração em si, mas pelo legado que vai deixar para as próximas gerações”. 

Estiveram presentes no evento, além das autoridades citadas, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin; o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Pereira Jotz; o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel; o presidente da Associação Gaúcha de Startups, Bruno Bastos; o coordenador do Laboratório de Inovação da Brigada Militar, Tenente Coronel Roberto Donato, entre outros atores integrantes da Rede RS Startup. 

Por Adriana Fiqueiredo ASCOM/SICT

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS