Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Prêmios Pesquisador Gaúcho e Jovem Talento Científico Gaúcho reúnem agraciados da edição 2022 em cerimônia presencial

A solenidade ocorrerá na quinta-feira, dia 10, na FIERGS, em Porto Alegre, com a participação de autoridades

Publicação:

card oficial
A solenidade ocorrerá na quinta-feira, dia 10, na FIERGS, em Porto Alegre, com a participação de autoridades.

Após dois anos em formato virtual, a cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho e do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho volta a ser presencial em 2022. Promovida por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e da vinculada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), a premiação ocorre na quinta-feira, 10 de novembro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), com a presença de agraciados, autoridades e convidados. 

Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022 reconhece o trabalho de 13 pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público e empresarial e na área de comunicação. Oferecida pela FAPERGS, a distinção chega à 12ª edição incentivando a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha, e é a premiação científica de maior prestígio no âmbito estadual. 

Serão premiados oito pesquisadores com contribuição expressiva em diferentes áreas do conhecimento, bem como um jovem pesquisador, uma startup inovadora e um pesquisador na empresa. Para completar, um pesquisador no setor público e um profissional de comunicação científica serão contemplados. 

Já o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho reconhece, nesta  edição, o esforço de 20 estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em competições de conhecimento nacionais e internacionais. A iniciativa do programa Educar para Inovar, que é realizado pela SICT em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), busca estimular a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais.  

Estudantes reconhecidos na Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarON 2022) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021) receberão o prêmio na categoria de competições nacionais/olimpíadas. Aqueles que se destacaram nos eventos Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP 2022), Feira Mundial de Computação (INFOMATRIX 2022) e Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions) serão agraciados na categoria de competições internacionais/projetos de pesquisa. 

Participarão da entrega dos prêmios os secretários estaduais Alsones Balestrin (Inovação, Ciência e Tecnologia), Raquel Teixeira (Educação), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Zete Padilha (Comunicação). Também estão confirmados reitores e dirigentes de instituições de ciência e tecnologia, além do diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, o diretor administrativo-financeiro, Mauro Mastella, e o diretor técnico-científico, Rafael Roesler. 

Confira abaixo os selecionados no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022. 

Categorias de pesquisador destaque: 

  • Ciências Agrárias - Jorge Alberto Vieira Costa (FURG) 

  • Ciências Biológicas - Lavínia Schüler Faccini (UFRGS) 

  • Ciências da Computação e Informação - Jorge Luís Victória Barbosa (Unisinos) 

  • Engenharias - Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS) 

  • Física e Astronomia - Victor Paulo Barros Gonçalves (UFPel) 

  • Ciências Humanas e Sociais - Antônio Carlos Wolkmer (Unilasalle) 

  • Ciências da Saúde - Pedro Rodrigues Curi Hallal (UFPel) 

  • Química - Eder João Lenardão (UFPel) 

Categorias de nível de graduação e do meio empresarial: 

  • Jovem Pesquisador - Matheus dos Santos Fernandez (UFPel) 

  • Startup Inovadora - Augen Engenharia/Fabrício Butierres Santana (FURG) 

  • Pesquisador na Empresa - Luciane Neves Canha (UFSM) 

  • Pesquisador no Setor Público - Marilia Patta Ramos (UFRGS) 

  • Profissional de Comunicação Científica - Juliana Bublitz (Grupo RBS) 

    ASCOM FAPERGS / ASCOM SICT
FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS