Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Programa Centelha RS chega ao final com 28 projetos aprovados na Fase III

Publicação:

Mesorregiões contempladas na fase III
Seis das sete mesorregiões do estado foram contempladas com o Programa Centelha RS.

Programa Centelha RS chega ao final com 28 projetos aprovados na Fase III

O Programa Centelha RS, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizou, no dia 6 de dezembro, a lista final de aprovados na fase III do programa.

A FAPERGS também conta com a participação dos parceiros estaduais para a execução do Programa Centelha no Estado: SEBRAE/RS; BADESUL e REGINP. Foram três fases repletas de capacitações e workshops, o programa Centelha RS chega à seleção final com a divulgação da lista das 28 ideias que serão contempladas com até R$ 68 mil em subvenção do Governo do Estado.

gráfico temas fase 3 Centelha
Áreas temáticas dos projetos aprovados na fase III do Programa Centelha RS.

No total foram mais de 784 ideias submetidas, nas quais seus proponentes passaram por três fases com capacitações, workshops e ações relacionadas ao sucesso de uma startup, com especialistas de diversas áreas abordadas nestes eventos.

Resultados dos Projetos Aprovados no Programa Centelha RS

Os 28 projetos aprovados envolvem 90 componentes de equipes. As áreas temáticas que tiveram o maior número de ideias são: biotecnologia e genética (28,6%); química e novos materiais (17,9%); automação (14,3%); inteligência artificial (10,7%) e eletroeletrônica (10,7%).

Os setores de aplicação dos projetos que mais se destacaram foram: agronegócio (10); saúde e bem estar (10); Farmoquímico e farmacêutico (8); tecnologia da comunicação e telecomunicações (6); eletro e eletrônico e fabricação de alimentos e bebidas (ambos com 4).

Setores de aplicação da fase III do Programa Centelha RS
Setores de aplicação da fase III do Programa Centelha RS

Dez municípios do Rio Grande do Sul tiveram ideias aprovadas na fase III, sendo a maioria da região Metropolitana de Porto Alegre (15), seguida da regiãoSudeste Rio-Grandense (8). O programa consegui abranger seis das sete Mesorregiões do Estado: Centro Ocidental Rio-Grandense; Centro Oriental Rio-Grandense; Metropolitana de Porto Alegre; Sudeste Rio-Grandense;Noroeste Rio-Grandense e Sudoeste Rio-Grandense.

Mesorregiões contempladas na fase III
Mesorregiões contempladas na fase III

A maioria dos proponentes dos projetos aprovados é da pós-graduação com 67,9%; seguido de 25% do nível de graduação e 7,1% do ensino médio ou técnico. Conforme a instituição de vínculo informada pelos proponentes, 35,7% é de Incubadoras; 32,1% dos ICTI’s; 28,6% de outros e 3,6% da administração pública.

Formação dos proponentes fase III do Programa Centelha
Formação dos proponentes fase III do Programa Centelha

Confira a lista dos projetos aprovados na fase final da etapa III do Programa Centelha RS.

Conteúdos relacionados

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS