Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Programa Centelha RS é um incentivo para quem quer empreender

Publicação:

Centelha RS
Centelha RS

Iniciativa busca fomentar o empreendedorismo inovador no RS

Até o dia 18 de julho estão abertas as inscrições para o Programa Centelha, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Sul. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Pessoas físicas e jurídicas, com até um ano de CNPJ ativo, interessadas em submeter suas propostas devem fazer pelo link http://rs.programacentelha.com.br. O edital completo, com todas as orientações, está no endereço: http://programacentelha.com.br/rs/.

O programa no Rio Grande do Sul é executado pelo governo do estado, por meio da FAPERGS, e em parceira com Sebrae RS, Badesul e Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação). Os parceiros estaduais são responsáveis por realizar workshops de divulgação do Centelha RS em diversas regiões do estado e o acompanhamento técnico das empresas selecionadas no programa, inserindo-as nos projetos de incentivo ao empreendedorismo

 A iniciativa pretende incentivar o empreendedorismo inovador, que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de base tecnológica, oferecendo recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis. Serão disponibilizados R$ 1,84 milhão para até 50 propostas, recursos oriundos da FAPERGS e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/FINEP.

 Com base na análise do ecossistema de inovação gaúcho serão apoiados projetos nas seguintes temáticas: automação, big data, biotecnologia e genética, blockchain, design, eletroeletrônica, geoengenharia, inteligência artificial e machine learning, internet das coisas (IoT), manufatura avançada e robótica, mecânica e mecatrônica, nanotecnologia, química e novos materiais, realidade aumentada, realidade virtual, segurança, privacidade de dados, tecnologia social, tecnologia da informação (TI) e telecom.

 Saiba mais

O Programa Centelha é uma iniciativa nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e executado por meio de parcerias nos estados. O objetivo é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do País.

Ass/Com:FAPERGS

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS