Programa Doutor Empreendedor dá a largada e 20 projetos levarão conhecimento e tecnologia ao mercado

Imagem da tela do computador com todos os contemplados no Programa Doutor Empreendedor
Dos 20 integrantes do Programa Doutor Empreendedor 15 são mulheres que se tornarão novas empreendedoras.

Na manhã desta quinta-feira (2), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), realizou o evento online, que marca o início do Programa Doutor Empreendedor com 20 projetos selecionados (ver lista abaixo).

As propostas escolhidas estão baseadas em ideias inovadoras, empreendimentos potencialmente sustentáveis e que podem levar conhecimento e tecnologias para o mercado, gerados nas universidades e centros de pesquisa. A iniciativa é uma parceria da FAPERGS, do Sebrae RS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, abriu a reunião relatando como surgiu este programa, que tem várias premissas como mais doutores empreendedores dialogando com a academia e a formação de startups proporcionando que o conhecimento gere riquezas. “ O Programa Doutor Empreendedor surgiu de uma conversa com o ex-presidente do CNPq, Mário Neto, que lançou um desafio para que a FAPERGS criasse um edital que oportunizasse a formação de doutores empreendedores”, disse ele.

O secretário estadual da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Luís Lamb, parabenizou a todas, destacando esta iniciativa da Fundação que está alinhada com as políticas estratégicas do governo. “ O conhecimento sempre esteve na estratégia de países desenvolvidos que contribuíram para a melhoria de vida das pessoas. A tecnologia e a ciência passam a ter um papel fundamental no Brasil, por tudo o que estamos vivendo, este movimento colocou a ciência em relevância nas preocupações sociais. Este programa é um belo exemplo de como o conhecimento pode gerar riquezas e desenvolvimento”, reforçou Lamb.

O professor e ex-presidente do CNPq, Mário Neto, que lançou o desafio de criação do Doutor Empreendedor, salientou que este programa deve ser ampliado e copiado em todo o país.

O diretor de relações institucionais do CNPq, Vilson Almeida, destacou que é muito importante investir em iniciativas que tragam impacto socioeconômico. “O CNPq está dando continuidade à semente lançada pelo professor Mário Neto. É necessário investir em doutores, que contribuirão com o país com o conhecimento que vai gerar riquezas “, manifestou Vilson.

O diretor superintendente do Sebrae RS, André Godoy, parabenizou os novos empreendedores pela coragem de empreender num momento tão complicado e tão necessário. “Para o Sebrae foi fácil este engajamento. porque o Dotor Empreendedor promove e incentiva o empreendedorismo, levando o conhecimento para o mercado”, destacou Godoy.

E o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (Confap), Fábio Gomes, mencionou que esta iniciativa da FAPERGS já está sendo copiada e servirá de exemplo para as 26 Fundações do país. Ele destacou a integração entre ciência básica e ciência aplicada, que merece ser impulsionada para atender as demandas do mercado.

O encontro virtual contou com a presença de mais de 50 pessoas e teve a participação dos diretores da FAPERGS, Gervásio Degrazia e Patrícia Seger, da presidente do Conselho Superior, Simone Stülp, do vice-presidente Pedro Gomes, de membros do Conselho, de pesquisadores integrantes do programa e da equipe da FAPERGS que proporcionou um treinamento para os novos empreendedores.

No total, o programa destinará R$ 3,5 milhões por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado (duração máxima de 24 meses) no valor mensal de R$ 4,1 mil. Os selecionados, além da ajuda financeira, contarão com capacitações na área de gestão.

O Sebrae RS acompanhará o desenvolvimento das empresas ao longo dos 24 meses de vigência da bolsa, destinando R$ 17.857,00 por projeto para ações de consultorias, Empretec (seminário com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas) e soluções Sebraetec, num total de 130 horas.

Um aspecto que se destaca nas propostas selecionadas nesta edição é a expressiva presença feminina entre os doutores empreendedores. Das 20 propostas aprovadas, 15 são lideradas por mulheres.

PROPOSTAS SELECIONADAS

Adriana Ambrosini da Silveira/ UFRGS

Desenvolvimento de um método molecular em dispositivo de microfluidos para a predição e diagnóstico rápido de resistência a antibióticos

Andressa Apio/UFRGS