Programa Inova Fiocruz Programa de Pesquisa em Saúde Única - Rede Saúde/RS

Programa Inova Fiocruz Programa de Pesquisa em Saúde Única   Rede SaúdeRS (2)
Submissão de propostas de 05 de dezembro até 30 de janeiro de 2023.

Lançado nesta sexta-feira (02), o Programa Inova Fiocruz Programa de Pesquisa em Saúde Única, que visa selecionar propostas de projetos oriundos de todas as Unidades e Escritórios da Fiocruz em cooperação com pesquisadores de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do estado do Rio Grande do Sul, integrantes da REDE SAÚDE RS, fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, por meio de sua presidente e vice-presidências de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Nos últimos seis anos foi idealizada e implementada a Rede de Saúde Humana, Animal e Ambiental – REDE SAÚDE RS, para a ampliação da presença da Fiocruz no Sul do Brasil, e para contribuir com o fortalecimento das ações de pesquisa, inovação, ensino e extensão em Saúde Única (One Health) no Rio Grande do Sul. A REDE SAÚDE RS se origina a partir do Termo de Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Estado do Rio Grande do Sul - através das Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia - SICT, da Saúde - SES/RS, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR e do Meio Ambiente e Infraestrutura - SEMA, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande Do Sul - COSEMS/RS e a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, objetivando a conjugação de esforços para apoiar institucionalmente a REDE SAÚDE.

Dentro deste contexto, este edital visa fortalecer projetos colaborativos de múltiplas disciplinas entre os membros da Rede Saúde e ampliar a pesquisa no âmbito de Saúde Única no estado do Rio Grande do Sul, voltadas às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para efeito do presente Edital, adota-se os seguintes conceitos: Saúde Única (One Health): Uma definição transdisciplinar de Saúde Única vê animais, seres humanos e seus ambientes ou ambientes compartilhados como vinculados e afetados pelo interesse socioeconômico de seres humanos e pressões externas. O conceito Saúde Única exige que várias disciplinas trabalhem juntas para fornecer novos métodos e ferramentas para pesquisa e implementação de serviços eficazes para apoiar a formulação de normas, regulamentos e políticas em benefício da humanidade, dos animais e do ambiente para o presente e o futuro das gerações. Isso melhorará a compreensão dos processos de saúde e doença, bem como a previsão, detecção, prevenção e controle de perigos infecciosos e outros problemas que afetam a saúde e o bem-estar, estar na interface humano-animal-ecossistema, contribuindo para os objetivos de desenvolvimento sustentável e melhorar a equidade no mundo.

O presente edital tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, com vistas a:

• Fortalecer a capacidade de pesquisa da REDE SAÚDE do Rio Grande do Sul em atender demandas relevantes para a promoção, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de doenças, em consonância com as políticas preconizadas pelo SUS no estado do Rio Grande do Sul, cujos resultados possam ser, preferencialmente, extrapolados para o País;
  •  Realizar pesquisas científicas ou tecnológicas de caráter inovador, multicêntricas (colaborativa ou em rede), por meio da cooperação técnico-científica entre grupos de pesquisa vinculados às ICTs que integram a REDE SAÚDE RS e pesquisadores da Fiocruz.

As propostas deverão atender ao Eixo “Pesquisas científicas com inovação disruptiva ou incremental em Saúde Única com repercussão na saúde humana” e às linhas de pesquisa listadas a seguir, estabelecidas com base nos resultados da “Oficina de Prioridades”, realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2019:

• Zoonoses e vetores
  • Biodiversidade, insumos estratégicos e desenvolvimento sustentável
  • Poluição, desastres, mudanças climáticas e saneamento ambiental
  • Ambientes institucionais saudáveis e sustentáveis
  • Urbanização, fluxos humanos e territórios saudáveis
  • Vigilância integrada em saúde
  • Animais peçonhentos e venenosos
  • Desigualdades sociais e populações vulneráveis
  • Segurança alimentar
  • Resistência antimicrobiana
  • Saúde digita

Os recursos financeiros somam R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões provenientes da Fiocruz/Fiotec e, R$ 2 milhões da FAPERGS. O valor máximo solicitado por proposta será de até R$ 400mil, sendo até R$ 200mil da Fiocruz/Fiotec e até R$ 200 mil da FAPERGS. O prazo de vigência será de até 24 meses.

As propostas deverão ser submetidas pelos proponentes, eletronicamente, por meio do SigFapergs (Sistema de Informação e Gestão de Projetos), disponível no endereço eletrônico https://sig.fapergs.rs.gov.br/ de 05 de dezembro de 2022 até o dia 30 de janeiro de 2023.

Confira abaixo o Edital completo.