Programação das comemorações dos 60 anos é lançada para a equipe da Fapergs
Selo comemorativo dos 60 anos da Fapergs traz mensagem de novos ciclos
Publicação:

Na tarde da última sexta-feira (15/12), na Cripta Metropolitana, o Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), reuniu a equipe de funcionários, membros do Conselho Superior e a secretária da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, para o lançamento do selo dos 60 anos da Fundação e a programação comemorativa.
Na ocasião o diretor administrativo financeiro, Mauro Mastella, relatou a história da Fapergs, que foi concebida pela iniciativa de um grupo de pesquisadores. Eles iniciaram um esforço conjunto para que a instituição estadual saísse do papel. Em 31 de dezembro de 1964, foi promulgada a Lei nº 4.920/1964 pelo, então, governador, Ildo Meneguetti, que autorizava a instituição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Em 24 de abril de 1965, foi publicado o Decreto nº 17.280, que concretiza a instituição da FAPERGS.

Mauro apresentou o selo comemorativo que tem o objetivo de comunicar valores como consistência, transparência e dinamismo, na paleta de cores em tons azuis e verdes e com a sobreposição dos números 6 e 0 passando a ideia de novos ciclos, além de denotar o conceito de infinito.
O diretor técnico-científico da Fapergs, Rafael Roesler, destacou o desempenho da equipe de funcionários da Fundação, que apesar de enxuta, trabalha com muita dedicação para que todas as etapas, desde o lançamento dos editais até a prestação de contas final sejam cumpridas.
O diretor-presidente, Odir Dellagostin, mencionou as fases difíceis da Fapergs, onde os recursos eram tão escassos, que ele, juntamente com um grupo de pesquisadores, saiu para as ruas em defesa dos investimentos para a Fundação. Hoje a Fapergs está vivendo um momento histórico do seu orçamento com um total de recursos de R$ 92 milhões.

A secretária da Sict, Simone Stülp, destacou a trajetória da Fapergs e a participação da Fundação no início da sua carreira acadêmica. Simone propôs também uma participação especial no RS Innovation Stage no South Summit, que será realizado em março de 2024.
O presidente do Conselho Superior, Padre Pedro Gilberto Gomes, salientou o apoio da Sict às atividades da Fapergs, principalmente, pela compreensão da secretária Simone, por ser uma pesquisadora, o que em outras gestões não acontecia, havia um distanciamento do conhecimento das realidades acadêmicas.
O encontro contou também, com a presença dos funcionários da Fapergs e do conselheiro Afonso Barth. Após a reunião, a confraternização foi realizada no Salão Nobre do Café da Catedral.