Sefaz e Fapergs realizam a abertura do 1º ciclo de seminários do edital de Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas
Os seminários das 13 propostas irão até junho, com foco em economia regional, saúde, inovação, agronegócio e bem-estar social.
Publicação:

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), deram início, na manhã desta terça-feira (25), ao 1º Ciclo de Seminários dos projetos aprovados no edital Estrutura Produtiva, Análise Econômica e Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul - PFP. O objetivo é apresentar o andamento das 13 propostas aprovadas, incluindo avanços e dificuldades até o momento.
O edital, que tem investimento de R$ 2 milhões, está no escopo dos projetos financiados pelo Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (PROFISCO 2), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e compõe o Programa de Inovação do Tesouro do Estado. A abertura do evento foi realizada no Espaço Inovação da Sefaz, com a apresentação do primeiro projeto: “Economia Gaúcha: Produtividade do Trabalho, Progresso Técnico e a Dinâmica Recente da Estrutura Produtiva”, que tem como coordenador Adalmir Antônio Marquetti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Participaram, de forma virtual, a secretária da Sefaz, Priscila Maria Santana, a secretária da Sict, Simone Stülp, a especialista sênior em gestão fiscal do BID, Ana Lúcia Dezolt, e o diretor-presidente da Fapegrs, Odir Dellagostin. Na opinião da secretária Priscila, a academia é uma parceira fundamental, com olhar diferente e antecipação de vivências para desafios que a rotina, muitas vezes, não permite analisar. “Um número representa uma pessoa, uma política pública, uma entrega para a sociedade. Vamos fazer deste edital PFP o primeiro case de sucesso, estreitando laços com a academia e com a participação da Fapergs”, destacou a secretária.
Simone Stülp reforçou que no centro estratégico do governo está o cidadão, exigindo um trabalho para que as políticas públicas cheguem a ele de forma mais adequada, a partir de análise de dados. “O que estamos discutindo, neste seminário, é a integração universidade e setor público materializada pela inovação aberta. Temos questões, problemáticas, desafios. Por outro lado, a universidade está se aproximando, buscando incorporar, em suas rotinas de projetos, esses problemas reais. O resultado será muito positivo para a sociedade”, ressaltou Simone.
Para Odir, a ciência deve ser usada em benefício da sociedade. “A Fapergs é um instrumento, uma forma de expandir iniciativas como esta para proporcionar políticas públicas que beneficiem o dia a dia do cidadão”, mencionou ele.
Também estiveram presentes o coordenador do programa por parte da Sefaz, Marcos Antônio Bósio, o subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher, o diretor administrativo-financeiro da Fapergs, Mauro Mastella, e os coordenadores dos 13 projetos aprovados.
Edital estimula qualificação do Tesouro do Estado
O propósito do edital Estrutura Produtiva, Análise Econômica e Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul – PFP é estimular pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência e Tecnologia sediadas no estado, através do financiamento com bolsas de pesquisa. O incentivo visa a obter insumos para formulação, avaliação e monitoramento das políticas públicas, além de disseminar e incentivar o conhecimento dos temas relacionados aos objetivos da Secretaria da Fazenda no meio acadêmico e na sociedade, potencializando e qualificando a capacidade de atuação da Equipe do Tesouro do Estado.
O 1º ciclo é constituído por 13 seminários, que serão realizados entre os meses de abril e junho, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pela plataforma Teams. Para participar, será necessário fazer inscrição tanto para participação presencial quanto à distância. Será concedido certificado a todos os participantes.
Para conferir a programação do Ciclo de Seminários do edital PFP e fazer sua inscrição, clique neste link.