Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Sict e Fapergs se reúnem com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Agenda teve como objetivo apresentar a Rede Butiá, ação conjunta do Comung e da RNP, e estreitar parcerias entre instituições.

Publicação:

Foto com a secretária diretor Odir e outras pessoas.
Agenda visou a estreitar parcerias e compartilhar lançamento de rede de conexão com universidades comunitárias . - Foto: Cândida Schaedler

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), Simone Stülp, recebeu, na tarde desta sexta-feira (12), uma equipe da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do governo federal (RNP), instituição vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo foi estreitar a parceria com a rede e conhecer mais o projeto Rede Butiá, firmado na manhã do mesmo dia no Hub One da Feevale, em Porto Alegre. 

A Rede Butiá é uma rede estadual para a distribuição de internet de alta capacidade compartilhada no RS, com o objetivo de conectar as 14 universidades pertencentes ao Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung) e integrá-las ao ponto de presença da RNP no estado (PoP-RS). Assim, as instituições de ensino estarão conectadas, em alta velocidade, com a rede acadêmica nacional, a Rede Ipê, operada e mantida pela RNP, e poderão colaborar com instituições do Brasil e do mundo para ensino e pesquisa. Futuramente, há a intenção de integrar o projeto à rede do governo do Estado, a Infovia RS. 

Durante a reunião na Sict, Simone apresentou o planejamento estratégico da secretaria e falou do Conecta RS, programa mantido pela pasta e que já levou internet a mais de 150 escolas, impactando 85 mil alunos e 3,5 mil professores. O programa conta com a parceria do RNP. O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, elogiou o ecossistema de inovação gaúcho. “O que as universidades comunitárias estão fazendo aqui é surpreendente e muito inovador”, destacou. 

Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, a gerente de relacionamento institucional da RNP, Cristiane Simões, o diretor adjunto de relacionamento institucional da RNP, Gorgonio Aráujo, e a coordenadora administrativa do Ponto de Presença da RNP no RS, Jussara Issa Musse. 

 

Secretário adjunto participou do lançamento 

Na manhã desta sexta-feira, o secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, participou da assinatura oficial do memorando que instituiu a Rede Butiá, representando o governador em exercício, Gabriel Souza. Na abertura do evento, Ayub destacou a importância da conectividade para o avanço da inovação, ciência e tecnologia, lembrando que o Rio Grande do Sul é reconhecido como o estado mais inovador do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados de 2021 e 2022, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). 

AssCom: Sict

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS