Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Empresas apoiadas pela FAPERGS ficam entre as 50 finalistas do South Summit

Publicação:

Logo do South Summit
As empresas foram contempladas em editais com foco em inovação e empreendedorismo

Na competição de inovação do South Summit, o Brasil será representado por 27 empresas, sendo que oito possuem raízes no RS. Cinco delas são de Porto Alegre: DigiFarmz Smart Agriculture, Greenmotor, Idez Digital, Slice e Volters. As outras três empresas foram apoiadas com investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), através de editais focados em inovação e empreendedorismo, são elas: Cowmed que representará Santa Maria, enquanto a Epigenica Biosciences disputará por Canoas; e a Instor, por Viamão. 

Foram mais de duas mil empresas inscritas na competição para a seleção das 50 finalistas que participarão do evento global, fazendo apresentações para investidores do mundo todo.

O evento internacional será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em 2022, participaram representantes de 70 países e o público contabilizou 20 mil pessoas nos três dias de evento.

Confira as empresas apoiadas pela FAPERGS

Epigenica Biosciences - aprovada no edital da FAPERGS Programa Doutor Empreendedor em 2022, que tem o objetivo de levar conhecimento e tecnologias geradas nas universidades para o mercado, sendo uma parceria com o Sebrae/RS.

Imagem de análises de exames no computador.

A empresa transforma avanços científicos na pesquisa de epigenética em soluções para o diagnóstico e tratamento do câncer e de outras doenças crônicas acessíveis para os pacientes. A startup foi fundada em 2020 e tem sede em Canoas, na Região Metropolitana. A empresa atua nas áreas de pesquisa e de desenvolvimento. Por meio dos dados coletados, a startup pensa em lançar produtos como biomarcadores para o câncer e doenças cardíacas. Bárbara Kunzler é a  cofundadora e CEO da Epigenica.

A empresa Cowmed recebeu apoio financeiro da FAPERGS, através do edital do Tecnova 2 de 2020, uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Sebrae/RS e o Badesul.

Imagem de vacas com a coleira eletrônica
Startup monitora vacas com coleiras nos pescoços dos animais e com auxílio da inteligência artificialCowmed / Divulgação
 

Cowmed é uma empresa de soluções tecnológicas para a pecuária de precisão. Utiliza a tecnologia, por meio de uma coleira com inteligência artificial acompanhada em tempo real, para monitorar vacas nas propriedades rurais, possibilitando detectar mudanças comportamentais nos animais. A startup foi fundada em 2010 e tem sede em Santa Maria, na Região Central do RS. A empresa monitora 40 mil vacas em todos os estados do Brasil. E tem atuação em outros países como Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O sócio –fundador da empresa é Leonardo Guedes.

A Intor recebeu apoio financeiro da FAPERGS no Tecnova 1 em 2013-  uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Sebrae/RS e o Badesul.

Robo em sala de cirurgia
Robô da Instor se chama Jaci (E) e desinfecta blocos cirúrgicos e UTIs hospitalares sem utilizar qualquer produto químicoInstor
 

Robô da Instor se chama Jaci (E) e desinfecta blocos cirúrgicos e UTIs hospitalares sem utilizar qualquer produto químicoInstor Projetos & Robótica / DivulgaçãoA INSTOR tem foco no desenvolvimento de soluções robóticas aplicadas nos setores de mineração, óleo e gás, saúde, logística e agricultura. O objetivo é reduzir a exposição do homem a situações de riscos e aumentar a eficiência dos processos desenvolvendo soluções com robótica móvel. A empresa foi fundada em 2008 e tem sede em Viamão, na  região Metropolitana.

A Instor possui um robô chamado Jaci, que automatiza os processos de desinfecção de blocos cirúrgicos e UTIs (unidades de terapia intensiva) de hospitais. Elimina vírus e bactérias presentes no ar e também em superfícies.

Robôs da startup fizeram telemedicina durante a pandemia de covid-19. Por sua vez, outros entram e realizam operações em minas profundas, e também em plataformas de petróleo. 

Curiosamente, todos os robôs da empresa possuem nomes em tupi-guarani.

O diretor de Inovação da empresa é Luciano Eifler.

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS