Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Universidades e pesquisadores estão mobilizados para auxiliar a população no enfrentamento do COVID-19

Publicação:

Foto de pesquisa em laboratório.
Quando quase tudo para no Rio Grande do Sul, a Ciência não para.

Quando quase tudo está parado no Rio Grande do Sul, a Ciência não para.

O esforço de universidades e pesquisadores para rapidamente, buscar soluções para os diversos problemas que a população está enfrentado por consequência do COVID-19, tem demonstrado que a comunidade científica tem um papel fundamental na sociedade.

São grupos de pesquisa, laboratórios, consultorias de pesquisadores para diversas análises do cenário evolutivo da contaminação pelo vírus, como para as questões econômicas e de comportamento social.

Na UFRGS, diversos setores, grupos e professores, individualmente, estão participando de iniciativas voltadas à superação da pandemia

Um grupo de professores está prestando consultoria aos governos estadual e municipal nas áreas de epidemiologia, vigilância, administração hospitalar, gestão de risco e tecnologia da informação. Estão sendo desenvolvidas ações e iniciativas estratégicas, que vão desde o monitoramento da evolução da epidemia, à produção de equipamentos e acessórios hospitalares e de proteção individual, bem como a criação e execução de testes para o diagnóstico de infecção. Já há também a mobilização de laboratórios da UFRGS para a execução dos testes, como também a formação de um grupo de trabalho para, em parceria com outras universidades, produzir testes válidos. Também estão sendo feitas articulações pela Aliança UFRGS, PUC e UNISINOS e o Pacto Alegre com a Prefeitura de Porto Alegre. Clique aqui para ver a notícia completa.

Outra ação importante está sendo realizada entre cientistas e empresários

Um grupo composto por pesquisadores, médicos, empresários, comunicadores, entre outros profissionais, está pensando estratégias para tentar ajudar no combate à doença. “Criamos inicialmente uma espécie de observatório, mas logo evoluímos para uma força-tarefa operacional”, conta o pesquisador Guido Lenz, diretor do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisador da área de Biologia Molecular e Celular, ele se uniu a empreendedores privados de laboratórios de diagnóstico molecular e médicos para identificar os gargalos de testagem do novo coronavírus. Clique aqui para ver a notícia completa.

Até no abastecimento de água os pesquisadores da UFRGS propõem ações emergenciais voltadas à redução de riscos do COVID-19

O Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), elaborou plano focado na segurança dos trabalhadores que atuam nas estações de tratamento

Atentos aos riscos da epidemia de COVID-19 e aos seus impactos na sociedade, os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), reuniram-se remotamente no último sábado (21), para elaborar o Plano emergencial de ações para o sistema de abastecimento de água frente aos riscos oferecidos pelo coronavírus. Como o sistema de abastecimento de água envolve uma cadeia de processos e ações operadas por pessoas, o foco do plano é a redução de riscos de contágio destes profissionais. Clique aqui para ver a notícia completa.

Também uma solução barata e acessível para higienizar os pés no combate ao coronavírus vem de um professor da UFRGS

O pedilúvio é uma caixa que abriga uma esponja embebida em uma solução desinfetante que tem o objetivo de higienizar os pés, ideal para inativar a Covid-19

Uma solução fácil, barata e acessível. O professor do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Aviária (CDPA) da UFRGS, Vladimir Pinheiro do Nascimento, propõe uma adaptação de equipamento utilizado em ambientes avícolas que visa reduzir os riscos de contaminação por vírus em ambientes de grande, médio e pequeno fluxo. O pedilúvio é uma caixa que abriga uma esponja embebida em uma solução desinfetante que tem o objetivo de higienizar os pés, ideal para inativar a Covid-19. Clique aqui para ver a notícia completa.

Na UFCSPA, professores e alunos estão produzindo álcool gel

Desde 14 de março, estão produzindo álcool gel no laboratório da Faculdade de Farmácia para amenizar a falta do produto, um dos itens fundamentais para prevenção da doença. A ideia é distribuir para municípios por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Normalmente, álcool gel é preparado na faculdade para uso interno, mas, diante do avanço do coronavírus e a necessidade do produto pela população, professores sugeriram a medida à reitoria da UFCSPA.

A proposta foi aceita de imediato, e um exército de voluntários se reuniu para começar o trabalho. São pelo menos cinco professores, duas técnicas de laboratório e 52 alunos que se revezam em três turnos, das 9h às 21h30min, incluindo finais de semana.

A professora Alessandra Dahmer, pró-reitora de Planejamento da UFSCPA, explica que a participação dos municípios na parceria é com o fornecimento de matéria-prima. A universidade contribui com a mão de obra e a estrutura do laboratório.

Segundo ela, o Cosems estimou a necessidade em 30 toneladas de álcool gel, o que ainda não se sabe se vai ser possível atender. Até o momento, esses insumos ainda não chegaram e estão sendo utilizados estoques internos e também componentes comprados com dinheiro doado por professores e voluntários.

Os primeiros 400 quilos foram entregues nesta segunda-feira (23) para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, que já havia entregue frascos para serem envazados com o equivalente a um litro do produto. Confira aqui a matéria completa

Na Feevale, amostras do novo coronavírus estão chegando para a realização de testes

A Feevale está preparada para realizar diagnóstico laboratorial de COVID-19 em parceria com municípios da região

A ação visa contribuir com a comunidade no sentido de ampliar a capacidade de testes para o Vale do Sinos e região. A instituição recebe o controle positivo inativado para realização de testes diagnósticos e pesquisa em coronavírus, por meio de uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Rede-Vírus e pesquisadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

A Universidade Feevale, por meio de sua estrutura de laboratórios e profissionais da área da Saúde, está preparada para realizar os exames de diagnóstico do novo Coronavírus SARS-CoV-2 em parceria com os municípios. Nesse sentido, estão sendo feitas tratativas com prefeituras da região. As amostras deverão ser encaminhadas pelas secretarias de Saúde dos municípios ao Laboratório de Microbiologia Molecular, cuja metodologia diagnóstica segue o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, idêntico ao utilizado nos laboratórios oficiais. Clique aqui para ver a notícia completa.

Universidades estão unidas para envasar álcool líquido e produzir álcool gel para o SUS - IFSul, UCPel, UFPel

Uma soma de esforços entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), a Universidade Católica de Pelotas(UCPel), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul e a empresa de bebidas Refrigerantes Biri tem como objetivo envasar álcool liquido e produzir álcool gel para abastecer hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde de Pelotas e região. A demanda pelos produtos na rede de saúde está sendo discutida há alguns dias pelas instituições.

Além de fazer orçamentos para compra de insumos, as três Instituições de Ensino Superior (IES) estão recolhendo os materiais disponíveis nas unidades acadêmicas para realizar a produção nos laboratórios de graduação e pós-graduação. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul disponibilizou uma carga de 30 mil litros de insumo para colaborar com a região. A remessa será estocada na fábrica da Biri e parte será envasada em garrafas pet de 2 litros de álcool liquido, o restante será utilizado para produzir álcool gel nos laboratórios das IES, a partir da próxima semana.

Vários docentes, técnico-administrativos e estudantes das três instituições estão se voluntariando para a produção do álcool gel, além de outras ações para o combate e prevenção do novo coronavírus.

Estes são alguns dos exemplos da ampla mobilização da comunidade científica neste momento, para auxiliar a população no enfrentamento ao COVID-19. Clique aqui para ver a notícia completa.

Organizações lançam projeto para incentivar startups no combate ao coronavírus

Iniciativa busca soluções já desenvolvidas e maduras capazes de ajudar no enfrentamento imediato ao vírus

Unindo forças no combate ao coronavírus, organizações lançaram o projeto Start Health Startups vs Covid. A iniciativa busca juntar startups com soluções já desenvolvidas e maduras capazes de ajudar no enfrentamento da pandemia. Interessados em fazer parte da ação podem realizar inscrições desde esta terça-feira (24) até 31 de março por meio do site pactoalegre.poa.br/start.health. Seguindo as recomendações mundiais no âmbito da prevenção, o processo de seleção será realizado via canal online.

Além da prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado, também participam do projeto Pacto Alegre, Aliança para Inovação, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições.

O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destaca que esse desafio "será vencido pela inovação baseada na ciência". "Por isso, precisamos investir em startups que resolvam os desafios de saúde que estamos vivendo hoje, acelerando o combate ao Covid-19", afirma Lamb em comunicado. Clique aqui para ver a notícia completa.

O Tecnopuc está disponibilizando laboratórios para apoiar as demandas relacionadas ao COVID-19

Nesta mesma linha de apoio para o enfrentamento do coronavírus, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) abrem as portas dos seus laboratórios: Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para te apoiar. O propósito é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes.

As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Confira aqui a notícia completa.

A FAPERGS parabeniza todas as iniciativas da comunidade científica e as parcerias institucionais e empresariais, que além da importante contribuição social, neste momento crítico, provam que: "O Futuro se faz com Pesquisa".

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS