Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Edital Techfuturo investe no desenvolvimento de negócios inovadores para empresas do RS

Publicação:

Logotipo do TECHFUTURO
O prazo para submissão é até 29 de outubro, através do site da FAPERGS.

Na tarde desta segunda-feira (14), foi lançado o edital Techfuturo, no valor de R$ 5.6 mi, destinado às iniciativas voltadas à tecnologia portadora de futuro. O Techfuturo é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) que financiará - em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) -,o desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas gaúchas, estimulando os setores estratégicos da economia do Estado.

O lançamento ocorreu de forma virtual nas redes sociais das instituições envolvidas e contou com as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite; do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb; do diretor presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin; do diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Godoy e da representante do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, Andréia Rosane de Moura Valim. Esta é uma ação de união entre as instituições - Sict, Sebrae e Fapergs - que visa fortalecer o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, bem como a economia gaúcha.

Sobre o edital Techfuturo
Se propõe a financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas do Rio Grande do Sul, sejam elas novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical, incluindo produtos premium.

Estas inovações devem promover o aumento da produtividade e competitividade, aproximando as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) que desenvolvem pesquisas aplicadas nas tecnologias portadoras de futuro, com as empresas que possuem interesse econômico na sua aplicação comercial.

Podem participar empresas dos setores estratégicos da matriz produtiva gaúcha, de qualquer porte, com CNPJ ativo e registrado no RS, respeitando as regras específicas de cada categoria descritas no edital. O prazo para submissão é até 29 de outubro deste ano, sendo a divulgação das aprovações até 16 de dezembro de 2020 e a contratação posteriormente, ainda este ano. 

Sobre o Techfuturo
O programa Techfuturo, da Sict, foi instituído por meio do Decreto nº 55.382 de 23 de julho de 2020. O objetivo é apoiar a transferência de tecnologias portadoras de futuro para a matriz produtiva gaúcha, através da aproximação efetiva de instituições científicas e tecnológicas e pesquisadores da academia com empresas e startups em operação no Estado, com a implementação de projetos de inovação que efetivem a evolução tecnológica da economia do Rio Grande do Sul.

Integra o portfólio de programas e projetos da Sict com o propósito de apoiar as ações efetivas nos ambientes de inovação, viabilizando e estimulando oportunidades de conexão entre os atores da quádrupla hélice nos ecossistemas das oito regiões do Inova RS.

Confira abaixo a Íntegra do Edital Techfuturo.

Conteúdos relacionados

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS