Fapergs divulga os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023

Saiu a lista dos agraciados (2)
Entrega dos prêmios será realizada dia 31 de outubro no Salão de Convenções da FIERGS.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou, nesta segunda-feira (21), os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial.

Com o tema “Ciência e Inovação: alicerces do futuro”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023 visa a reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. O prêmio  incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.

A premiação será realizada no dia 31 de outubro, às 18h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.

As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que, com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para 14 categorias de premiação.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em nove áreas: Artes, Letras e Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias e Geociências.

A premiação também reconhece as seguintes categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público: Jovem Pesquisador; Startup InovadoraPesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.

Nesta edição, será realizada a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs), ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária, em sua área de conhecimento, para o progresso da ciência. Considerada a distinção de maior relevância da Fapergs, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente.

O evento também terá o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à sua quinta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Abaixo a relação dos selecionados ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023.

Pesquisador Destaque nas seguintes áreas do conhecimento:

Arquitetura, Urbanismo e Design- Nirce Saffer Medvedovski- UFPel

Artes, Letras e Linguísticas - Anselmo Peres Alós - UFSM

Ciências Agrárias - Márcio Nunes Correa– UFPel

Ciências Biológicas - Maria Rosa Chitolina – UFSM

Ciências da Saúde - Flávio Fernando Demarco- UFPel

Economia e Administração - André Moreira Cunha – UFRGS

Educação - Rosa Maria Bueno Fischer -UFRGS

Engenharias - Denise Carpena Coitinho Dal Molin– UFRGS

Geociências - Iran Carlos Stalliviere Corrêa - UFRGS

Categorias que contemplam o nível de graduação, meio empresarial e setor público:

Jovem Pesquisador - Mateus Torres Nazari  -UPF