Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fapergs e Jornal do Comércio lançam o Prêmio O Futuro da Terra

Publicação:

troféu futuro da terra
As indicações poderão ser realizadas até o dia 7 de julho.

Consolidado como referência no reconhecimento a pesquisas e trabalhos que contribuem para aperfeiçoar o desempenho do agronegócio gaúcho, o Prêmio O Futuro da Terra chega neste ano à 27ª edição. Criado em 1997 pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a distinção acontece anualmente durante a Expointer, na cerimônia realizada no auditório da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A data prevista para a premiação é o dia 28 de agosto de 2023.

Com a participação do Comitê de Ciências Agrárias da Fapergs e de agentes do agronegócio é feita a seleção que destaca cientistas, pesquisadores, agricultores, instituições e empresas que mais têm contribuído para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental, através de práticas inovadoras e sustentáveis.

As indicações ao prêmio poderão ser realizadas até o dia 07 de julho de 2023, conforme as categorias descritas abaixo. Agraciados em anos anteriores não poderão concorrer na mesma categoria. Confira abaixo a lista em anexo dos agraciados em edições anteriores.

São cinco as categorias de contempladas nesta edição.

1.    Prêmio Especial - É concedido a um pesquisador com reconhecidos méritos por sua contribuição para o avanço do conhecimento em alguma das áreas do agronegócio. É um prêmio pelo conjunto da obra. Deve ser inquestionável em sua atribuição. Apenas um pesquisador será agraciado. 

2.    Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas - Premia iniciativas que, mesmo estando situadas no campo agrícola, saem do lugar comum da produção. Esta categoria também premia projetos que tratam a produção ao longo de toda sua cadeia, com pesquisas para melhorar tanto a produção quanto seu manejo e beneficiamento. Na cadeia produtiva podem ser contemplados os agentes antes da porteira, dentro da porteira e fora da porteira. Aqui são relevantes as alternativas agrícolas e a relação da cadeia produtiva. Poderão ser agraciados tanto pesquisadores como os empreendedores rurais que aplicam a tecnologia desenvolvida na pesquisa. A categoria poderá ter mais de um contemplado. 

3.    Inovação e Tecnologia Rural - São novos sistemas, técnicas ou equipamentos que contribuem para melhoria da produção e da produtividade rural. Nesta categoria poderão ser agraciados tanto pesquisadores, como os empreendedores tecnológicos e os produtores rurais que aplicam a tecnologia desenvolvida na pesquisa. A categoria poderá ter mais de um contemplado. 

4.    Preservação Ambiental - Premia projetos que se destacam por aliar produção e preservação. Pode incluir produção de animais, de vegetais e de minerais. Nesta categoria podem ser contemplados os agentes antes da porteira, dentro da porteira e fora da porteira que enfocam a preservação ambiental. A categoria poderá ter mais de um contemplado.

5.    Startup do Agronegócio - Entende-se por startup empresa que está no início de suas atividades e que busca explorar atividades inovadoras no mercado. Nos últimos anos, houve um grande incremento no número de startups no agronegócio gaúcho. Nesta categoria serão premiadas jovens empresas que estejam trazendo ao agronegócio novos produtos ou serviços inovadores. A categoria poderá ter mais de um contemplado.

Para a indicação é necessário o preenchimento do formulário abaixo: Link https://forms.office.com/r/X573BuJA7s

Dúvidas e esclarecimentos poderão ser encaminhados ao e-mail: 
paulo-leite@fapergs.rs.gov.br 

Arquivos anexos

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS